Hoje é o meu primeiro dia na casa nova …
Depois de um mês morando no hotel de cointainer (Ventura hotel), sim, morava em um hotel de lata, você já fechou a geladeira por dentro? … (tempo para pensar) Eu fazia isso todos os dias, pois a temperatura sterna ficava em torno de 40 graus e a interna 18/20 graus, este hotel de certa forma era até razoável, tirando o banheiro que era coletivo, odeioooo. O café da manhã era bom, mas depois de uma semana comendo a mesma coisa todos os dias, já não era mais, o hospede tem duas opções de café, o fried egg ou scrambled egg e fried rice (esse nunca comi, é próximo de uma arroz temperado com ervilha, ovo, milho), arroz no café ninguém merece, tudo isso com suco de laranja e frutas cortadas (banana, mamão, abacaxi), sempre comia o fried egg (ovo frito, pão, manteiga, geléia, suco e frutas). A única vantagem em morar neste hotel era o fato de ter gerador, logo a energia nunca acabava.
Há dois dias que mudei deste hotel e finalmente estou morando em uma casa com quarto, banheiro, cozinha, sala, casa de verdade, mas não temos muita energia elétrica, e isso que causa raiva, considerando que alguns estados brasileiros ficaram certo tempo sem energia imagine você ficar todos os dias meia hora ou mais por dia sem.
Mudamos para cá na sexta feira de manhã, quando cheguei não havia eletricidade e assim foi o resto do dia a oscilação. Ontem foi o maior tempo sem a tal eletricidade acabou em torno das 5 horas da tarde e voltou em torno das 8 horas. Complicado. O vizinho australiano tem gerador e morro de raiva disso, uns com nada, outros com energia, vou sequestrar aquele gerador de madrugada e escondê-lo dentro do meu quarto e não pedirei resgate.
Estava reavaliando tudo que li em relação a energia elétrica produzida aqui em Timor Lorosae e cheguei a seguinte conclusão – a energia aqui produzida aqui não é pela queima de combustível e sim pela queima de madeira -, tudo isso devido as chuvas e até secar a lenha para colocar fogo novamente leva-se muito tempo, por isso a demora no retorno da energia. Devido a isso internet não é tão importante, o primordial é eletricidade.
Na minha casa tem uma bomba d’água, ficamos intrigados, pois a bomba não ligava para abastecer a água do reservatório, apenas hoje dois dias depois que fomos descobrir que não havia água justamente à dois dias, acabou o mistério da bomba e o reservatório, neste período não ficamos sem água, pois no nosso quintal tem um poço (que não abastece a nossa casa) deste poço tem uma torneira e nesta torneira ligamos uma mangueira e fizemos uma `mangueira-gato` , estupidamente util para abastecermos o nosso reservatório. Também temos um pé de carambola.
Ir ao supermercado é algo muito interessante, me senti uma analfabeta, a nossa mesa é chamada de mesa das decisões, e decidimos que eu ia comprar os utensílios domésticos, o Alan o gás e o Aurélio o fogão. Mercado ai vou eu ... com a lista de compras na mão fui ao mercado Jacinto, que sufoco!!! Os produtos a maioria importados e estão em línguas e marcas que desconheço, tanto é que comprei dois produtos de limpeza iguais, o que diferenciava era o tamanho da embalagem, comprei também um jogo de talheres, jurava que naquela embalagem tinha faca de mesa, merda, tinha apenas, colheres de 3 tamanhos e garfos de 3 tamanhos, só fui perceber esse erro gravissimo na hora do jantar que procurei as facas. Acabei não comprando nenhuma panela.
Por enquanto estou apenas lavando a louça e picando as coisas, o Aurelio (não o dicionário) cozinha muito bem e o Alan colabora com as instruções de como manusear o fogão, os fogões aqui tem apenas duas bocas, não tem forno, e diversos tipos de chama, não veio com o manual de instrução, se tivesse o manual o Aurélio com certeza teria lido. O fato de ter uma casa esta me deixando mais tranquila, principalmente por não ter mais que comer em restaurante.
O arroz aqui é engraçado, se cozinhar normalmente (para os padrões brasileiros) fica parecido com uma caca, unidos venceremos perdeu feio para a união deste arroz, o termo mais apropriado seria grudados venceremos, mas conversando com uma colega de cooperação descobrimos que há alguns tipos de arroz que devem ser cozidos no vapor, pois é, esta ai o nosso erro, mas não temos uma panela de vapor ainda, então continuaremos no grudados venceremos.
Fomos ao mercado hoje (fiquei em casa dormindo), comprar carne e legumes em geral, digo, ao mercado e a feira, compramos frango da marca frangosul e também tinha frango perdigão, fiquei tentando calcular quanto tempo esses franguinhos levam para chegar aqui.
Os legumes e verduras foram comprados na feira e como é caro essas coisas, um montinho de batatas, penso que umas 5 batatinhas custa $1.00, mas aprendi que quem converte não se diverte, então não quero nem pensar no quilo da batata em reais, 3 cenouras custou $2.00, o franguinho dito anteriormente $5.50.
A localização da residência também é intrigante o suco chama kuluhun, que vem de kulu = jaca, hum=onde nasce, podemos deduzir como o lugar das jaqueiras, jacas daqui para o mundo. Acredito que se a energia fosse normal aqui, na entrada para a minha casa teria um portão elétrico, mas com tantas complicações melhor que não tenha mesmo, aqui parece um condomínio fechado (caso tivesse portão) e a saida é em frente ao canal ou arroio, estou anciosa com a chegada das chuvas, pois este canal vai encher e vai ficar muito parecido com a marginal, principalmente por causa do lixo que tem dentro dele, e novamente vou morar proximo da marginal, só não terei aquela maravilhosa vista de S ão Paulo.
Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão ... e assim é a minha casa.
Nossa, ir ao mercado é uma aventura
ResponderExcluir