quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

As minhas aventuras em Jakarta: a capital (Férias parte II)

Cheguei em Jakarta na hora do almoço, procuramos no guia a melhor área da cidade para se hospedar, sem saber acabamos ficando na rua dos turistas Jalan Jaksa, peguei um taxi até o hotel que o guia fazia referencia, quando for a Jakarta use a empresa de taxi blue bird, aparentemente eles não te roubam e são os que melhor dirigem.

Hotel muito simples, mas com um detalhe, com direito a ducha e não banho de caneca, Hotel tator, custo da diária Rp120.000,00, e a recepcão sempre com um sorriso no rosto para atendê-lo, problema de hotel resolvido, vamos andar pela cidade a procura de um mapa turistico, considerando que estavamos na rua dos turistas não foi dificil conseguir vários mapas, comprei o da Indonesia e o de Jakarta, mas não tinhamos o mapa para turistas, de qualquer forma, não precisava mesmo, afinal estava de férias, no primeiro dia andei a toa pela cidade e misteriosamente fomos parar em frente a um restaurante que chamava muito a atenção, ate que veio um funcionário e convidou a entrar.

Cada parte do restaurante tinha um tema, um cheiro, um ambiente diferente do anterior, sensacional, fabuloso, os objetos que decoravam as mesas, as cadeiras, as paredes eram formidaveis, havia neste restaurante cadeiras ou poltronas com formato de camelos, leoes, gatos, nas paredes havia adagas, cortinas, fotos, retratos, o cheiro peculiar de cada ambiente, por fim não tirei nenhuma foto.

Neste dia fiquei fascinada com o valor dos produtos, devido a conversão do dinheiro eu estava com aproximadamente Um bilhão de Rupias, estou rica!!! Entrei em uma loja de roupa, e os preços eram fantasticos, tudo barato!! Comprei, comprei, comprei...

Fui jantar em um restaurante indonesio que dizia que era fast food, com a ajuda do gerente comi um negocio que era até bom, neste prato vinha uns bolinhos de alguma coisa não identificada, umas massas fritas com camarão dentro, o nuddles (macarrão de miojo) e um liquido, o prato parecia um sopa com coisas boiando (eu recomendo).

Não basta apenas estar na Indonesia é preciso tomar a cerveja da Indonesia, Bintang, bem melhor na Indonesia do que em Timor Leste. O bar que frequentei todas as noites tinham pessoas de todos os cantos e todos os lugares. As funcionarias com uma disposição surpreendente, com essas pessoas não tem nem como ser mau educado.

Os passeios turisticos em Jakarta começaram no dia seguinte, visita aos monumentos, aos museus, a cidade, andar na baratinha (tuc tuc), aprender a atravessar a rua, atravessar a rua é um negocio muito estranho, raramente tem sinal para pedestre, mas há muitas faixas para pedestre que de qualquer forma ninguem respeita, vai passando toma cuidado e fica tranquilo que não será atropelado é assim que se atravessa a rua, eu morria de medo.

Muitas coisas me chamaram a atenção, como o habito de jogar xadrez no meio da rua, as barraquinhas de suco nas ruas, os restaurantes de vitrines semelhantes aos carrinhos de pipoca, a leitura no banco ou no chão, ou seja, um lugar estupidamente cultural.

Fui a uma feira de antiguidades e comprei uma bussola.

As visitas aos museus me deixaram um pouco irritada, nossa, quanta guerra!!! Quanta invasão, quanto sangue, mas tudo bem... visitamos vários monumentos, e sempre eram com referencia aos heróis de guerra ou a questão do falo nas esculturas. Vi até uma estátua mostrando o dedo.

Durante a noite sempre ia no mesmo bar tomar bintang e ouvir um pouco de música indonesia ou qualquer coisa que tocassem lá.

Passei o Natal em Jakarta, só faltou o panetone, pois o resto tinha quase tudo, árvore de Natal, enfeites nas ruas, gorro do papai noel, e até feriado é no dia 25.
Foi em Jakarta também que resolvemos todos os problemas de passagens, compramos trechos para Surabaya no dia 26, depois Surabaya – Bali no dia 31 e Bali Kupang no dia 02/01, no entanto ainda não tinhamos conseguido hotel em Bali. Resolvemos de ir de avião pois os trens estavam lotados e não podiamos correr mais riscos.

Fiquei em Jakarta até o dia 26, e foi o primeiro natal que não comi panetone.

No dia 26 no final da tarde a viagem para Surabaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário